sábado, 13 de junho de 2020

Mundo Verde - Conclusão do projeto "Horta em Casa"

Ora viva, pessoal,
Prometi-vos novidades e elas hoje vão surgir!
Para quem não sabe do que se trata, convido-vos a aceder à publicação que fiz esta semana, na terça-feira, dia 9 de junho, com o assunto “Questionário – Horta em Casa”, pois assim perceberão todo o conteúdo aqui presente. Nessa partilha contêm informações gerais sobre o projeto que estive a desenvolver ao longo deste ano letivo, com o objetivo de vos alertar para a situação climatérica em que o país se encontrava e encontra. Tal situação foi provocada por inúmeras atividades que o Homem desenvolve e que culmina na poluição, tema que os meus colegas abordaram e vos convido a espreitar.
De facto, se o Homem desenvolveu atividades que prejudicaram o nosso planeta, também o mesmo tem a capacidade de reverter a situação. Desta forma, uma das alternativas a este propósito é a Agricultura Sustentável. Este tema já foi desenvolvido e bem explicado em publicações anteriores, pelo que se não estão a par delas, “viajem” pelo nosso blogue e instruam-se.
O assunto da partilha de hoje é, precisamente, a conclusão do meu projeto. Após todos os conhecimentos que vos fui dando, desde a elaboração de uma horta até técnicas de agricultura biológica, o projeto cessa com uma análise de respostas que retirei de um questionário, a quem desde já agradeço a colaboração. Nestas procurei saber generalizadamente até que ponto a fase de isolamento social e a prática de cultivo em casa se manifestaram, sendo que irei deixar disponíveis as respostas que obtive.
Contudo, antes disso pretendo dar a minha opinião sobre as questões apresentadas. Na verdade, penso que estas duas vertentes - isolamento e cultivo próprio – estiveram em simbiose. Se não nos era tão fácil a deslocação para o comércio alimentar, a população procurou alternativas e passou a cultivar em casa, sobretudo hortícolas. Tal deverá ter sido proporcionado pela maior disponibilidade para o cultivo e, com isto, aperceberam-se que quem cultiva sabe verdadeiramente o que está a comer, pois conhece todo o processo do cultivo, define o controlo sobre os fertilizantes que pretende usar (maioria fertilizante orgânico – estrume) e tem a capacidade de avaliar o que produz perante o que compra (os próprios produtos têm maior durabilidade e qualidade); para além disso, perante a instrução a que cada um se permitiu, foi possível verificar que a agricultura biológica tem grandes vantagens como os seus produtos promoverem uma alimentação mais saudável e natural.
A amostra de alunos que responderam ao proposto têm idades entre os 13 e os 14 anos e vivem principalmente em aldeias, sendo que a maioria tem horta em casa. A gama de respostas obtidas vai em conta os dados que eu à priori dei no meu parecer, pelo que reforça a visão geral das comunidades sobre este tema. Cada um pode e deve pensar nestas questões e dar as suas respostas.


 

 

 




A mensagem final que vos pretendo deixar é: continuem a produzir os vossos próprios bens alimentares se possível, e caso não tenham essa disponibilidade, ajudem os comércios locais que com a pandemia foram fortemente abalados. Estamos numa fase em que nos devemos entreajudar, para que tudo gradualmente comece a normalizar, e não nos podemos esquecer: temos a missão de ajudar também o nosso planeta – a Terra – a se tornar num lugar melhor.
Um bem-haja a todos.
“Juntos por um Mundo Verde”

Mariana Costa 12º A 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá pessoal. Estamos aqui para vos propor um desafio: um quiz. Este quiz consiste em dar continuidade ao nosso trabalho que, infelizmente, n...